Blog da Jay
Browsing Category

DIY

Freebie: calendário 2016

By 22/12/2015 DIY

calendario-2016-blog

Com o início d’O Brigadeiro Viajante, meus dias ficaram extremamente corridos e eu, que sou muito “do papel”, senti falta de uma agenda física pra eu acompanhar minhas entregas e tarefas. Aí decidi  colocar em prática um plano que tinha há algum tempo: um calendário personalizado, para pregar no meu mural de inspirações/jobs.

Jpeg

Como acho que é algo útil, decidi compartilhar com vocês. Fiz em duas versões: uma floral e uma minimalista, mais séria. O download é gratuito e vocês conseguem os arquivos clicando aqui.

Se baixarem, me contem o que acharam. Espero que gostem! ♥

Beijos,

assinatura-blog

You Might Also Like

DIY: garrafa colorida

By 22/09/2014 DECOR, DIY

diy-garrafa-coloridaJá comentei aqui que eu vivo buscando novas formas de mudar a decoração de casa, né? Uma das minhas maiores vontades é mudar para um lugar novo, só para começar do zero e encontrar um espaço que ofereça novas possibilidades, hehe.

Neste meio tempo – e com muitas visitas ao pinterest (segue lá: @blogdajay) -, vou me virando como posso e dando uma renovada aqui e outra ali. E nestes momentos, como a grana anda sempre curta, o jeito é apelar para a criatividade e (por que não?), de quebra fazer nossa parte e reciclar uns materiais que iriam para o lixo?

Foi pensando nisso que criei esse DIY super-mega-rápido, que você podem fazer a qualquer momento em casa, para dar uma animada no ambiente. São só três coisas necessárias: uma garrafa de vidro limpa, já sem o rótulo, que pode ser de qualquer tamanho ou modelo; esmalte da sua cor de preferência; e flores, para enfeitar. Simples, né? Para fazer, é pá-pum:

1. Garanta que a garrafa esteja sequinha por dentro e escolha a cor de esmalte que você quer. Para o efeito daquelas tinta do tipo vitral, que são mais transparentes, acho que os esmaltes mais líquidos e clarinhos vão servir bem. Deve ficar lindo (vou testar em breve). Aí é só jogar o esmalte dentro da garrafa;

2. Se quiser, é possível fazer uma misturinha de cores. Eu, por exemplo, não queria o vermelho fortão de um, nem o clarinho e rosado do outro, então acabei mesclando os dois tons.;

3. Depois, é só agitar gentilmente a garrafa, com movimentos circulares. Vá fazendo com calma, para ver se não ficou nenhum ponto sem tinta, hein?

4. Por fim, é só virar a garrafa de cabeça para baixo e deixar o excesso de esmalte escorrer. Para secar, deixei a garrafa de pé, num ambiente arejado e com luz natural, mas fora do sol, por cerca de 48 horas. Em 24 horas estava tudo bem, mas preferi aumentar o tempo, só por garantia, hehe. Aí ficou assim:diy-garrafa-colorida-finalLegal, né?! E é bom que dá para fazer em várias cores diferentes, usando vários modelos de garrafas, copos, pratinhos… Fiquei com mil ideias na cabeça, depois de fazer a primeira delas, hihi. Também rola de usar a garrafa como base para um abajur, né? As possibilidades são infinitas. Eba!

E aí, o que acharam do DIY? Gostam de posts dessa tag?

You Might Also Like

DIY: vaso de garrafa PET

By 25/09/2013 DIY, MODA

diy_vaso_garrafa-petOutro dia, em casa, estava sem ter o que fazer e, para espantar o tédio, resolvi criar alguma coisa. Adoro incrementar a decoração da casa, especialmente do meu quarto e do criado-mudo que eu mantenho ao lado da minha cama. Aí me lembrei que estavamos com várias garrafas PET em casa, prontas para serem jogadas fora, e decidi dar um novo uso para elas.

Usando só tesoura e barbante, consegui criar esse vasinho fofo. Daí, como achei que a dica valia ser compartilhada, criei esse tutorial superrápido e fácil para vocês. :)diy-vaso-garrafa-petA lista de materiais não poderia ser mais modesta: uma garrafa PET, lavada e seca, do tamanho que você quiser (depois vou fazer um com aquelas de 3L e outro de 2,5L, pra ficar na cozinha e na sala, hehe), barbante, tesoura e flores para decorar, que são opcionais. Depois que tiver reunido “tudo isso”, é só botar a mão na massa.

1. Corte o fundo da garrafa da forma mais plana possível. Se ficar torto demais, seu vaso não vai ficar parado direito.

2. Se você for diminuir o tamanho da garrafa e criar um vaso pequeno, como o meu, corte até onde você achar necessário. Caso contrário, passe para o próximo passo.

3. Agora é hora de cortar a boca da garrafa. Corte o mais próximo ao topo possível, pra ficar bem arredondado em cima, o que dá um efeito bacana.

4. Com uma tesoura com ponta, faça um buraquinho em cima e outro na parte de baixo, de preferência em lados opostos.

5. Passe o barbante por um dos buracos e dê a vonta por dentro da garrafa.

6. Ainda do lado interno, dê um nó no fio e faça uma nova volta. Só por garantia, eu dei dois nós, um em cada ponta.

7. Agora é o momento que requer mais paciência: você vai precisar enrolar várias voltas de barbante ao redor da garrafa. Dica: não aperte muito forte, nem muito fraco. Se estiver forte demais, a garrafa vai amassar em excesso e se estiver muito fraco os fios vão ficar molengos e não vão cobrir direito a superfície. Encontre um equilíbrio.

8. Horas depois, #brinks kkkk, está pronto! Aí é só escolher onde você quer colocar e “rechear” com as flores. Eu aproveitei as que sobraram daquele DIY da coroa de flores (lembram?).

E aí, anjinhos… o que acharam?

 

You Might Also Like

DIY: coroa de flores

By 25/07/2013 DIY

diy-coroa-de-floresComo vocês viram no insta (segue aí, @blogdajay), ontem eu passei uma tarde divertida, fazendo arte (dessa vez das boas, viu, mãe? kkk). Fui até a Galeria do Ouvidor, um local que reúne as melhores opções de compra para artesãos aqui em BH, e comprei alguns materiais para fazer umas coroas de flores. O porquê de ter feito, vocês vão descobrir em breve, hehe.

É muito fácil de fazer, só dá um pouco de trabalho. Mas eu achei ótima a experiência, sabem? O tempo passou sem que eu percebesse e eu consegui fazer umas três. Yay! Então anotem os materiais necessários e façam uma para vocês. Vai bombar no verão, hein? #jayprofeta kkk

diy-coroa-de-floresEu fui na onda do “melhor sobrar do que faltar” e acabei comprando flores até demais. Vi algumas lindas no caminho para a galeria, mas depois fiquei com preguiça de voltar tudo debaixo daquele sol todo e comprei só esses dois tipos mesmo. Então acabei variando na cor: peguei vermelhas, brancas, amarelas, rosas… O pacotinho com as flores brancas e amarelas, simples, saiu a R$ 2,80 (cada pacote). Já os ramos de flores saiu por uns R$ 1,80, cada, mais ou menos. Baratinho, né? 

Os arames são dos fininhos. Só não vou lembrar exatamente a espessura deles, porque joguei as embalagens fora (blogueira lesada, kkk). O verde clarinho, que usei para amarrar as coisas, é beeem fino mesmo. O mais escuro, que foi a base da coroa, é formado por dois fios entrelaçados e cada parte do fio é de cerca do dobro de espessura do verde claro. Comprei tudo nas Lojas Bibelô.

Ah, e eu me esqueci de colocar o alicate na foto dos materiais, mas não se esqueçam dele, hein? hehe. É importante! Agora, vamos ao tutorial…

1. Comece medindo um pedaço do arame mais grosso de um tamanho que caiba com conforto na sua cabeça. Ele não pode ficar muito apertado, porque ainda vamos colocar as flores e depois pode acabar ficando pequeno demais.

2. Desmanche um ramo de flores (ou mais, depende das cores que você vai usar).

3. Corte um pedaço do arame claro e fininho que seja mais ou menos do tamanho da coroa. Não tem problema se sobrar/faltar; depois é só cortar mais um pouco. Enrole a ponta do arame no círculo-base da coroa.

4. Passe as folhas por dentro do fio de arame fino e enrole-as sobre o círculo da base. (Na tiara de flores amarela eu fui costurando as peças, ao invés de usar o arame. Só para testar mesmo. Funcionou!)

5. Vá fazendo isso na ordem que quiser, sempre apertando bem e dando uma volta sobre o fio da base.

6. Se for fazer a coroa completa, é só ir completando. Eu fiz uma inteira e duas pela metade. E, voilà… está pronta a sua coroa! Fácil demais, né? :)

Curtiram o tutorial? Vão fazer?

You Might Also Like

DIY: Pulseira macramê

By 02/04/2013 DIY, MODA

Prometi há um tempinho e, depois de apanhar a) da câmera, b) do programa de áudio e c) do programa de edição, aqui está o tutorial da pulseira macramê! kkkk

Como disse no vídeo, é útil saber como fazer porque o pessoal está cobrando um absurdo de caro nos mais simples modelos dessa pulseira. Além do mais, vai que vocês se empolgam, fazem muitas e faturam uma graninha? Nada mal! hehe

400064_480519045327047_64899809_n

Qualquer dúvida, comentem aqui! Espero que gostem!

Beijo!

You Might Also Like

DIY: letras de papel machê!

By 09/12/2012 DECOR, DIY

blog da jay, diy, tutorial, arte, artesanato, decoração, barato, papel machê, como fazer, statment letter, paper mache letter, passo a passoQuem me segue no instagram (vem também!) deve ter reparado nas fotos do meu último projeto de artesanato. Postei algumas imagens do making of do processo, que durou quase uma semana, hehe. Acho que todo mundo já deve ter visto estas letras gigantes que aparecem com frequência em imagens de decoração, né?

Não sei vocês, mas eu sempre quis saber onde comprar. Aí, depois de pesquisar, encontrei esse tutorial, no blog Green Zebra Crafts, que contava o segredo: são letras de papel machê. Dá para comprar, mas como eu sempre prezo a aventura e a praticidade ($$$, kkkk!), além de estar com muito tempo livre, decidi me jogar e fazer a minha letra eu mesma.

Eu amei o resultado e vou até fazer para a minha mana e minhas primas. Dá um trabalhinho, mas supercompensa, sério! Aproveitem o domingão, que sempre fica caidinho, ou o tempo extra das férias e mãos à massa! O material está todo listado aí em cima. Para fazer, é só seguir estas instruções:

1) Escolha uma fonte bacana para fazer a sua letra. Eu escolhi uma fonte com serifa (aqueles tracinhos e extensões nas bordas das letras, as “firulas”, como na Times New Roman). Fiz no photoshop e transferi para uma folha de ofício. Ocupei quase toda a página. Você pode fazer a sua letra maior ou menor, depende do tamanho desejado;

2) Depois é só cortar seu molde da folha A4 e copiar no papel cartão. Lembre-se que serão necessárias duas faces idênticas da letra, ok?

3) Corte suas duas chapas das letras e separe-as;

4) A profundidade do seu enfeite também depende do seu gosto. Eu escolhi o total de 6cm. Cortei quatro tiras de papel cartão com esse tamanho de largura e foi o bastante. Se, ao montar, for preciso mais papel, é só repetir o processo e cortar mais algumas tiras. Você deve ter, então: duas chapas com a forma da letra escolhida e algumas tiras com a espessura desejada para sua arte;

5) Hora de montar! É trabalhoso, mas não difícil. Pegue uma face da letra e uma tira. Molde a tira ao contorno da face e una ambas com a fita adesiva. Pra começar, fica mais fácil se você colar a parte de dentro primeiro; depois vá de fora mesmo. Pode abusar da fita! É bom usar bastante para sua letra ficar bem firme;

6) Se houver alguma curva ou “quina” na sua letra, dobre o papel para frente e para trás e depois cole, rapidamente, os dois lados da dobra por dentro. Depois, por fora; assim não há risco do papel se soltar. Também cole duas fitas quando você precisar unir duas tiras de papel;

7) Quando acabar a base, é só repetir o processo com a segunda face, que será uma espécie de tampa. A diferença é que agora nada será colado por dentro. Por isso, cole ainda mais fitas adesivas!

8) Terminando a tampa, a primeira etapa estará concluída! Yay! Agora sua letra já está tridimensional e pronta para receber a cobertura.blog da jay, diy, tutorial, arte, artesanato, decoração, barato, papel machê, como fazer, statment letter, paper mache letter, passo a passo9) Agora, vamos fazer o grude do Seu Madruga, kkkk! Misture, em uma vasilha, um copo de água, um copo de farinha de trigo e uma colher de chá de sal. Mexa até ficar homogêneo;

10) Rasgue o jornal em tiras não muito grossas. Fica melhor quando ele é rasgado mesmo, assim as partes aderem mais fácil à base de papel cartão. Junte um bolinho considerável de jornal, vão ser duas camadas cobrindo todos os cantos da sua letra!

11) Bagunça time, hehe! Mergulhe uma tira de jornal no “grude” e retire o excesso (é para ficar úmido, não pingando!);

12) Cole o jornal úmido à peça. Faça em diversas direções: alguns retos, outros na diagonal… Quanto mais aleatório, melhor. Repita os passos 11 e 12 até que toda a letra esteja coberta;

13) Deixe sua letra secar completamente. Então, repita o processo de aderir tiras de jornal embebidas no grudezinho. Deixe secar completamente novamente;

14) É normal algumas bolinhas de jornal se formarem ou cantos irregulares aparecerem depois que a peça secar. Se você quiser, lixe-a para ficar mais bonitinha. É só usar uma dessas folhas de lixa que são vendidas em lojas de materiais de construção. Depois, limpe bem e comece a pintar com a tinta que você escolher. Pode ser guache, em spray, uma brilhante… Como é para ser aplicada em papel, quase todos os tipos podem ser usados.

15) Deixe secar bem e… voilà! Sua letra está pronta!!

Eu usei um pisca-pisca e coloquei aqui na sala para fazer as fotos, mas já vou levar para o meu quarto. Depois vou fazer umas letras com spray neon, bem trava! kkkk

Espero que vocês tenham gostado tanto do tutorial quanto eu gostei de fazer. Qualquer dúvida, só comentar! Agora vou ali dormir, porque é madrugada e a mãozinha já tá gritando L.E.R.! haha

You Might Also Like